Alunos do Ensino Médio desenvolvem Jornal Escolar na Escola Marciano de Toledo Piza de Rio Claro

Jornal discente faz parte da rede de jornais escolares CAMÕES iniciada em 2020

Na tarde desta terça-feira (16), foi inaugurado o Jornal Escolar da Escola Estadual “Profº. Marciano de Toledo Piza, que faz parte do Programa de Ensino Integral, localizada na cidade de Rio Claro no bairro Cidade Nova, interior de São Paulo.

Com uma boa estrutura física, equipe de gestão, pedagógica e funcionários, que resultam em uma boa avaliação, essa é uma escola voltada para o Ensino Médio Integral. A intenção do jornal é divulgar comunicados da escola e tudo aquilo que os alunos vêm produzindo e desenvolvendo durante o ano letivo de 2021.


Conforme o decreto municipal do dia 5 de fevereiro, as aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado; com isso, a interação da escola com os pais e alunos tem sido menor, apesar das aulas online estarem ocorrendo desde o dia 8 de fevereiro.

Como parte da solução para as dúvidas causadas por esse distanciamento, os alunos Kauhan Sabino (1°A), Gabriela Pinho (1°C) e Kamily Cardoso (1°A) desenvolveram o Jornal Quincas Borba para manter vínculos nesse período difícil.

Cabe dizer que a produção do jornal ainda conta com o apoio de Karina Bueno (da Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti) e de Guinter Samuel (da ETEC Armando Bayeux da Silva). Com o tempo, novos estudantes farão parte do projeto escolar, mostrando suas virtudes e capacidades artísticas e literárias, entre outros.


O Jornal Quincas Borba é um projeto executado pelos alunos Marciano como experimento jornalístico desenvolvido com os estudantes e administrado por Kauhan Sabino em parceria com a escola. O projeto busca manter constante comunicação dos pais, responsáveis com a comunidade escolar durante este período de pandemia e aulas remotas, mas também evidenciar atividades feitas pelos alunos ao longo do ano, sendo assim um lugar para divulgar talentos que muitas vezes não têm espaço.
Esse canal de comunicação, Jornal Quincas Borba, também tem seu próprio podcast, como uma alternativa para acompanhar as notícias da comunidade escolar. As matérias em áudio são narradas e editadas pelos estudantes e apoiadores da E.E Prof Marciano, divulgadas nas plataformas YouTube, Spotify e outros reprodutores de podcasts, dando assim a possibilidade de todos os interessados se manterem informados nesse formato diferenciado de obter notícias.

3 comentários em “Alunos do Ensino Médio desenvolvem Jornal Escolar na Escola Marciano de Toledo Piza de Rio Claro

  1. Excelente iniciativa, alunos do Marciano! Eu estudei na escola no início dos anos 2000. Na época, também fazíamos um jornal, sob a supervisão da professora de português Rosalina Lemos, de cujas aulas me lembro com muito carinho. Sucesso para vocês!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito bacana. Valeu!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close